sábado, 21 de maio de 2011

a genialidade da filosofia grega

'os gregos desprezavam todos os não-gregos alegando que estes não tinham mentes livres e investigadoras, e por julgarem natural admitir um suserano'
do livro 'A evolução da sociedade internacional', de Adam Watson.

os gregos eram GENIAIS.
os gregos prezavam pela independência, viviam em suas pólis (cidade-Estado), onde cada um fazia a sua regra, o seu comércio, ninguém é de ninguém, todo mundo é livre pra comprar e vender o que e de quem bem entendesse.
os gregos NÃO TOLERAVAM unificação. e não tinha porquê mesmo.
unificação significaria 'admitir um suserano', alguém que manda mais sendo igual a todos os outros.
hoje, seria algo tipo 'brasília x all the other fucking cities'.
enfim.
a Hélade (como eles chamavam a Grécia) era pequena, mas mais fragmentada ainda pelo sistema individualizado da política e da organização social.
reconheciam, entretanto, que tinham traços comuns, como o idioma, a ideologia, o nível de cultura (aliás, o nível de cultura...), os preceitos religiosos/mitológicos e as OLIMPÍADAS! ELES INVENTARAM!
por mais que soubessem e reconhecessem essas semelhanças entre eles, os gregos, geniais por natureza, sabiam que mais vale um pássaro na mão do que dois voando no céu da Hélade, e NÃO, NÃO E NÃO se juntaram. pelo menos não antes de jesus cristinho dar as caras.
mais um trecho do livro:

'estadistas com mais visão viram que a independência e a segurança de suas próprias corporações seriam prejudicadas a longo prazo se o inimigo fosse aniquilado. dar-se conta de que o inimigo de hoje pode ser o aliado de amanhã, de que não era do interesse de ninguém destruir nenhum dos elementos esenciais no sistema, levou a arte europeia do Estado, mais tarde, para além do anti-hegemonismo, até o conceito de equilíbrio de poder.'

caras, a Grécia Clássica já era Comunidade Europeia em 500 a.C. (e talvez até antes!).
quer dizer, !!! ser gênio naqueles tempos já era difícil, mas ser gênio com uma coisa que 'reaconteceu' dois mil e quinhentos anos depois DA MESMA FORMA COMO ELES DIZIAM QUE DEVERIA SER é simplesmente inexplicável.
eles não queriam unir-se, e não se uniam.
tampouco, por estarem desunidos, destruiriam um 'concorrente' de mercado (por exemplo, Atenas x Tebas).
e tudo isso porquê? porque concorrência DEVE EXISTIR pra que exista MERCADO, pombas!

daí forçaram tanto a porcaria da unificação ao longo do tempo pra depois de dois milênios criarem uma comunidade de nações, onde todos podem ir e vir, sob suas regras internas, e negociar livremente.
'cidades-Estado'.
os gregos eram geniais... e perderam.
hoje são pobres e estão em crise, recebendo auxílio de 'suseranos do capital' por terem sua filosofia, sua incrível filosofia (em todos os sentidos) destruída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário